Consultas



Avaliação cardiovascular para prática esportiva

Consenso entre os médicos especialistas em Cardiologia e Medicina Esportiva, é recomendada para todos indivíduos praticantes de exercícios físicos ou esportes. A avaliação consiste na realização de um eletrocardiograma e um teste ergométrico para procurar possíveis alterações clínicas cardíacas ou do eletrocardiograma durante esforço físico.

Os dados estatísticos internacionais demonstram que com menos de 35 anos ocorre uma morte súbita em cada 200 mil esportistas e acima de 35 anos a incidência foi de uma para cada 50 mil praticantes. Não se trata de nenhuma epidemia, mas do fato de que esportistas / atletas com faixa etária mais elevada estarem participando de competições, os riscos aumentaram. Para prevenir essas ocorrências, só fazendo a avaliação médica pré-participação.

A antiga falta de interesse da maioria das academias, personal trainers e assessorias está superada pelos acontecimentos súbitos conhecidos. A maior parte dos organizadores de provas populares ainda exigem apenas o termo de responsabilidade pelo que vier a acontecer, colocando literalmente, na mão (ou no coração) do usuário ou esportista / atleta uma responsabilidade baseada na suposição de conhecimento detalhado dos riscos possíveis para sua saúde.