A importância do check-up cardiológico

A palavra check-up é de origem inglesa e significa controle (exame médico periódico). As sociedades médicas sugerem que façamos exames periódicos buscando doenças em sua fase inicial, baseados em critérios bem estabelecidos em Diretrizes Nacionais e Internacionais.

Realizar uma avaliação cardiológica é muito importante, principalmente, em homens acima de 40 anos e em mulheres na fase do climatério, período em que aumentam os índices de infarto. No entanto, esta avaliação deverá ser antecipada quando:

• Possuem histórico familiar de infarto ou morte súbita (principalmente em parentes de primeiro grau);
• Pais ou irmãos com aumento do colesterol;
• Sintomas como falta de ar, palpitações e dores no peito;
• Medidas de pressão freqüentemente acima de 130x85 mmHg;
• Tabagistas;
• Diabéticos;
• Doença cardíaca na infância ou sopro cardíaco;
• Planejam realizar a prática esportiva;
• Apresentam sobrepeso ou obesidade.

Dr Anderson, Cardiologista, explica a importância do check-up cardiológico:
Indivíduos portadores de doença cardíaca necessitam de exames cardiológicos mais frequentes (em média a cada seis meses) e de uma avaliação mais criteriosa para prevenir novos eventos. Os exames solicitados devem ser individualizados para cada caso, mas de um modo geral os mais comuns são: eletrocardiograma, teste ergométrico, ecodopplercardiograma e o Doppler de carótidas e vertebrais. Exames mais elaborados são solicitados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Vale ressaltar que a prevenção ainda é a melhor forma de envelhecer com qualidade de vida. A alimentação saudável, atividade física regular (exercícios), abandono do tabagismo, controle da pressão arterial, da glicemia e do estresse, são atitudes que irão reduzir a chance da pessoa evoluir com algum tipo de evento cardíaco agudo ou com maiores consequências deste evento.

Perguntas frequentes em relação ao check-up cardíaco:

• 1- A partir de quantos anos devemos realizar um check-up cardíaco?

• Todos os adultos a partir dos 18 anos de idade já deveriam realizar uma avaliação cardiológica. Antecedentes familiares podem interferir na precocidade das avaliações. Assim, crianças cujos pais possuem colesterol alto devem realizar o rastreamento a partir de 10 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

• 2- Quais exames são pedidos em um Check-Up?

• Diversos exames fazem parte do arsenal médico para avaliar o risco do paciente poder apresentar alguma complicação cardíaca num futuro próximo. É importante que sejam solicitados os exames adequados de acordo com o sexo, idade e antecedentes pessoais de cada indivíduo. Também é importante que se evite solicitar exames que não acrescentem dados à avaliação do paciente, evitando assim desperdício de tempo e dinheiro, além de desgastes psicológicos com possíveis resultados falso-positivos.