Insuficiência
Cardíaca

A insuficiência cardíaca, também conhecida por insuficiência cardíaca congestiva, surge quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia.

Geralmente, a insuficiência cardíaca é mais comum em pacientes com pressão alta pois o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando dilatação do coração ao longo dos anos.

A insuficiência cardíaca não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios orais e cuidados com a alimentação, além de consultas regulares no cardiologista.

Principais tipos de insuficiência cardíaca:
Os principais tipos de insuficiência cardíaca incluem:

• Insuficiência cardíaca crônica: É o tipo mais comum que se desenvolve ao longo dos anos devido à pressão alta, por exemplo;

• Insuficiência cardíaca aguda: Surge repentinamente devido a um problema grave, como infarto, arritmia grave ou hemorragia e deve ser tratada com internamento para evitar complicações;

• Insuficiência cardíaca descompensada: surge em pacientes com insuficiência cardíaca crônica que não fazem o tratamento de forma adequada, sendo necessário internamento;

• Insuficiência cardíaca congestiva: Existe acúmulo de líquidos nos pulmões, pernas e barriga, devido à dificuldade do coração em bombear sangue. As causas dos diferentes tipos de insuficiência cardíaca devem ser investigadas por um cardiologista para evitar agravamento do problema, mas uma causa frequente é ter o coração aumentado.

Como tratar a insuficiência cardíaca:
O tratamento para insuficiência cardíaca deve ser orientado por um cardiologista e, normalmente, inclui o uso de medicações.

Além disso, também é recomendado que o paciente diminua o consumo de sal e de líquidos e que faça exercício físico regular, sob orientação do cardiologista.

Sintomas de insuficiência cardíaca

Os sintomas de insuficiência cardíaca podem incluir:

• Cansaço frequente;
  • Tosse excessiva durante a noite;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
  • Falta de ar ao realizar esforços ou em repouso;
  • Palpitações e calafrios;
  • Inchaço abdominal;
  • Palidez;
  • Dificuldade para dormir com cabeceira baixa.

• O principal sintoma de insuficiência cardíaca é o cansaço progressivo que se inicia após grandes esforços, como subir escada ou correr, mas que com o tempo pode aparecer até mesmo em repouso.